sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Conselhinho



Queridos irmãos na fé. Só a vocês me dirijo neste momento.

Sei que, salvo pelo que é tátil, não sou um pessoa "fofa". Sou... Hã... Direto demais quando escrevo, ou falo, ou penso... Também escovando os dentes... Quando descasco uma laranja... Enfim, sou um sujeito meio gros... Direto. Por isso quero pedir que toda esta minha "doçura" (as aspas enfatizam a i-ro-ni-a) seja colocada de lado e me imaginem com um sorriso angelical e uma expressão doce, porém madura, como a de um bom velhinho (não "o") falando as palavras abaixo aos seus queridos filhos, netinhos e irmãos.

Amados, ainda que pretensiosamente mensure o quão inconveniente serei ao confrontar vossa liberdade de expressão, deliberadamente farei uso da minha para... Quem sabe... "Su-ge-rir" um conselho (as pausas são para expressar candura e humildade). Na verdade, um conselhinho.

Tendes cuidado com os pensamentos que publicais em vossos perfis. O conjunto deles tem gerado, em mim e em outros, uma leve impressão de que além das bebedices e devassidões cada vez mais frequentes em algumas festas cristãs, seremos também igualados ao mundo pela falta de decoro, fofocas e uso de linguagem inapropriada.

Se torpezas não mais vos chocam, se as vossas vidas - ou a de outros - não mais são passíveis de profundos segredos e sinceras intimidades, se o vosso problema não é mais assunto para pessoas de confiança e maduras, e até mesmo as tolices de outros soam bem ao ponto de as compartilhardes em vossas publicações, advirto-os que o insistir neste caminho poder-vos-á adormecer progressivamente os sentidos - Grande perigo!

Diante da caminhada que tendes proposto - quiçá sem vos aperceberdes - além da possibilidade de vos tornardes co-participantes nos escândalos que tanto procuram esmaecer sem eficácia a santa moral bíblica, pergunto: Comunicaríeis aos cansados e oprimidos um Cristo impuro, confuso, richoso e, portanto, outro cristo? Porque se assim fosse, necessariamente vos tornaríeis, caso insistísseis neste agir, portadores de uma mensagem contraditória, rancorosa e esquizofrênica que, salvo naquilo que a torna passível de acusação, nada teria a ver com o Evangelho.

Finalmente e acreditando que não mais se recordam da figura do bom velhinho, uma vez que tanjo os vossos limites, ainda que eu tenha me empenhado em ser doce, lembro-vos as palavras do apóstolo Paulo, no décimo segundo capítulo de sua carta aos Romanos: "Não vos conformeis ao mundo, mas transformai-o pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

Obrigado pela carona, segunda do plural. Até a próxima.

Lançaria até uma campanha do tipo "Meu Facebook tem até a ver com o Deus que eu digo servir", ou "Meu Facebook é ligeiramente parecido com as coisas que eu tento convencer os outros a crer, mas que eu não consigo levar em conta quando não sou censurado por ninguém, até porque me sinto além do bem e do mal quando o papo é internet", mas certamente ninguém "curtiria" os nomes. Curtiria, de "curtir"... Mesmo. Coisa de Facebook... Tá.

Então, como já dei meu "conselhinho", fiquem com um beijo e um carinho.

Ih! Versinho! Fofinho!