sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Conselhinho



Queridos irmãos na fé. Só a vocês me dirijo neste momento.

Sei que, salvo pelo que é tátil, não sou um pessoa "fofa". Sou... Hã... Direto demais quando escrevo, ou falo, ou penso... Também escovando os dentes... Quando descasco uma laranja... Enfim, sou um sujeito meio gros... Direto. Por isso quero pedir que toda esta minha "doçura" (as aspas enfatizam a i-ro-ni-a) seja colocada de lado e me imaginem com um sorriso angelical e uma expressão doce, porém madura, como a de um bom velhinho (não "o") falando as palavras abaixo aos seus queridos filhos, netinhos e irmãos.

Amados, ainda que pretensiosamente mensure o quão inconveniente serei ao confrontar vossa liberdade de expressão, deliberadamente farei uso da minha para... Quem sabe... "Su-ge-rir" um conselho (as pausas são para expressar candura e humildade). Na verdade, um conselhinho.

Tendes cuidado com os pensamentos que publicais em vossos perfis. O conjunto deles tem gerado, em mim e em outros, uma leve impressão de que além das bebedices e devassidões cada vez mais frequentes em algumas festas cristãs, seremos também igualados ao mundo pela falta de decoro, fofocas e uso de linguagem inapropriada.

Se torpezas não mais vos chocam, se as vossas vidas - ou a de outros - não mais são passíveis de profundos segredos e sinceras intimidades, se o vosso problema não é mais assunto para pessoas de confiança e maduras, e até mesmo as tolices de outros soam bem ao ponto de as compartilhardes em vossas publicações, advirto-os que o insistir neste caminho poder-vos-á adormecer progressivamente os sentidos - Grande perigo!

Diante da caminhada que tendes proposto - quiçá sem vos aperceberdes - além da possibilidade de vos tornardes co-participantes nos escândalos que tanto procuram esmaecer sem eficácia a santa moral bíblica, pergunto: Comunicaríeis aos cansados e oprimidos um Cristo impuro, confuso, richoso e, portanto, outro cristo? Porque se assim fosse, necessariamente vos tornaríeis, caso insistísseis neste agir, portadores de uma mensagem contraditória, rancorosa e esquizofrênica que, salvo naquilo que a torna passível de acusação, nada teria a ver com o Evangelho.

Finalmente e acreditando que não mais se recordam da figura do bom velhinho, uma vez que tanjo os vossos limites, ainda que eu tenha me empenhado em ser doce, lembro-vos as palavras do apóstolo Paulo, no décimo segundo capítulo de sua carta aos Romanos: "Não vos conformeis ao mundo, mas transformai-o pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

Obrigado pela carona, segunda do plural. Até a próxima.

Lançaria até uma campanha do tipo "Meu Facebook tem até a ver com o Deus que eu digo servir", ou "Meu Facebook é ligeiramente parecido com as coisas que eu tento convencer os outros a crer, mas que eu não consigo levar em conta quando não sou censurado por ninguém, até porque me sinto além do bem e do mal quando o papo é internet", mas certamente ninguém "curtiria" os nomes. Curtiria, de "curtir"... Mesmo. Coisa de Facebook... Tá.

Então, como já dei meu "conselhinho", fiquem com um beijo e um carinho.

Ih! Versinho! Fofinho!


5 comentários:

  1. Todos os comentários que foram feitos no FaceBook e trazidos para cá.

    Ryvane Andrade Muito pertinente! Continuo tentando achar o bom velhinho....deve ser a convivência!
    há ± 1 hora · Curtir

    Elisabeth Gomes rsrs eu também!
    há ± 1 hora · Curtir (desfazer) · 2

    Wallacce Correa Não sei se me fiz claro, mas estou tentando dizer com carinho o que penso quando se trata de pecado. Por isso pedi que vocês tentassem achar na figura gentil de um bom velhinho a entonação correta para minhas palavras. Mas vejo que não deu certo. Hehe.
    há ± 1 hora · Editado · Curtir · 4

    Elisabeth Gomes Querido pastor,assino embaixo tudo o que vc escreveu,aliás temos muitos jovens em nossas igrejas sem noção! caba ai lembrar q muito dessa situação cabe aos pais que falham em sua conduta em educar deixando para os professores e para as tias da Escola Bíblica;isso quando chegam lá!
    há ± 1 hora · Curtir (desfazer) · 1

    Natalia Cardoso rsrsrsrs qto mais vc tenta soar cândido, mais soa grosseiro..
    há ± 1 hora · Curtir (desfazer) · 1

    Wallacce Correa Isso foi grosseiro Natália. HUahuahua.
    há ± 1 hora · Curtir

    Natalia Cardoso desculpa, não resisti! rsss
    há ± 1 hora · Curtir

    Wallacce Correa Confesso que o bom velhinho foi meio exagerado. Rsrsrs. QUem sabe um tio. Um tio militar. Veterano de Guerra? Um tio Chuck Norris, porém velho, muito velho.
    há ± 1 hora · Editado · Curtir · 1

    Natalia Cardoso kkkkkkkkkkkkkkk se vc tivesse postado uma única frase curta e grossa teria sido mais fofo.. qto mais se explica, pior fica! rs
    há ± 1 hora · Curtir

    Carlos Magno Amorim "bom velhinho"...sou franco em dizer que imaginei o tal do papai noel lendo uma cartinha
    há 59 minutos · Curtir (desfazer) · 1

    Wallacce Correa Nem quando cito Backyardigans pareço fofo.
    há 59 minutos · Curtir · 1

    Wallacce Correa "Um bom velhinho" e não o bom velhinho, mas tudo bem... A entonação não adiantou mesmo...
    há 57 minutos · Curtir

    Elisabeth Gomes rsrss é wallacce! ta complicado!!! qmas vc tá certo! é isso mesmo! a turma quer ser atual e esquece alguns principios básicos!
    há 57 minutos · Curtir

    Wallacce Correa Obrigado Elisabeth Gomes, você é a única que me entende!
    há 57 minutos · Curtir

    Carlos Magno Amorim haha, apesar de ter comentado só o tal do bom velhinho, achei bem aplicada a publicação
    há 56 minutos · Curtir (desfazer) · 1

    Natalia Cardoso (percorrendo loucamente o perfil de seus amigos pra ver quem postou algo indecoroso)
    há 56 minutos · Curtir (desfazer) · 1

    Wallacce Correa Obrigado Carlos Magno Amorim, por ter impedido que eu me deprimisse em alguns minutos.
    há 55 minutos · Curtir · 1

    Crica Viegas Concordo em gênero, número e grau. E ainda digo que vc poderia ter sido mais duro, conselhinho ninguém ouve rs
    há 55 minutos · Curtir (desfazer) · 2

    Wallacce Correa Agora, falando sério. Critiquem à vontade. Foi para gerar reflexão que escrevi.
    há 54 minutos · Curtir · 1

    Crica Viegas tenho andado assustada com a moral dos irmãos aqui...sério.
    há 54 minutos · Curtir (desfazer) · 2

    Carlos Magno Amorim bom...muitas palavras para pessoas que tem preferencia por coisas rápidas, mas quem parar para ler deve entender, eu acho.
    há 53 minutos · Curtir (desfazer) · 1

    Crica Viegas Acho completamente legítima sua atitude em nos exortar, afinal, vc sofre com tudo o que fazemos. Aliás, devemos pensar o quanto fazemos sofrer o corpo de Cristo quando pecamos.
    há 53 minutos · Curtir (desfazer) · 2

    Wallacce Correa Nada de mais, Natalia Cardoso, é o acúmulo de pequenas porcarias.
    há 53 minutos · Curtir · 1

    Wallacce Correa Mas, Crica Viegas, estou me colocando na mira também. O conselhinho é primeiro para mim. Mas você sabe disso.
    há 52 minutos · Curtir · 1

    Natalia Cardoso eu sei, tô brincando
    há 51 minutos · Curtir (desfazer) · 2

    Crica Viegas Claro que sei.
    há 51 minutos · Curtir (desfazer) · 1

    Crica Viegas Mas sei que vc como nosso pastor sofre por nossa meninice retardada
    há 51 minutos · Curtir (desfazer) · 2

    ResponderExcluir
  2. Wallacce Correa Só agora me dei conta: "Queridos irmão". Não consigo editar. Chato isso.
    há 51 minutos · Curtir

    Crica Viegas hahahaahahha énois, os mano tudo entendeu
    há 50 minutos · Curtir (desfazer) · 1

    Elisabeth Gomes alguns só vão entender quando alguma coisa que foi exposta aqui seja usada contra eles ou sua família,isso é muito ruim!
    há 49 minutos · Curtir (desfazer) · 1

    Crica Viegas Por exemplo, o carnaval...tá cada vez mais naturalizado entre nós, a galera geral colocando foto fantasiada, fala sério
    há 46 minutos · Curtir (desfazer) · 1

    Crica Viegas Acho que estou virando fundamentalista
    há 46 minutos · Curtir (desfazer) · 1

    Wallacce Correa Isso dá música.
    há 45 minutos · Curtir

    Crica Viegas rsrsrsrssrsrs
    há 44 minutos · Curtir

    Elisabeth Gomes talvez seja um bom tema pro retiro!
    há 43 minutos · Curtir

    Elaine Corrêa Concordo com tudo que você disse, aliás, você foi até manso demais... só acho que o texto na versão Revista e Corrigida Almeida impedirá que muitos entendam mensagem claramente, você devia ter usado mesmo era NVI... Você conhece o ditado: "Pelos posts medíocres conhecereis o irmão."
    há 43 minutos · Curtir

    Crica Viegas rs, bom, foi a mulher que escolheste que vos fala, caro Wallacce Correa
    há 42 minutos · Curtir · 1

    Crica Viegas escolhestes (vamos conjugar certo rs)
    há 41 minutos · Curtir · 1

    Thaís Sousa Almeida Revista e Corrigida.
    há 41 minutos via celular · Curtir

    Elaine Corrêa Obrigada Thaís Sousa...
    há 40 minutos · Curtir

    Crica Viegas No final das contas faremos diferença como senão na vida?
    há 39 minutos · Curtir · 1

    Crica Viegas se apagar vc apaga nós tudo...não apaga nada
    há 38 minutos · Curtir · 1

    Wallacce Correa Tirar a ferrugem da segunda do plural é um exercício interessante. Vi, no entanto, o quanto me faltou fluidez e precisão.
    há 37 minutos · Curtir · 1

    Elaine Corrêa Wallacce Correa, coloca o outro, sem apagar este, avisando que é versão NVI!
    há 37 minutos · Curtir · 1

    Wallacce Correa Espero que me perdoem.
    há 37 minutos · Curtir

    Wallacce Correa Não, o velhinho fala na segunda.
    há 37 minutos · Curtir

    Crica Viegas hahahaahah aí a mulher que tu escolheste, homem de Deus
    há 37 minutos · Curtir · 1

    Wallacce Correa Estou publicando no Blog. O velhinho Blog que não via uma publicação desde 2010, quando desisti de escrever para ficar postando chocarrices no FaceBook.
    há 36 minutos · Curtir · 1

    Crica Viegas Nossa, coloca o link, quero ir visitar
    há 35 minutos · Curtir

    Crica Viegas chocarrice é uma palavra estranha...o significado contundente, mas ela é estranha
    há 35 minutos · Curtir · 1

    Elaine Corrêa Acredite Wallacce Correa, quase ninguém vai perceber as pequenas falhas do português. O que foi dito está em primeiro plano e é o que interessa.
    há 34 minutos · Curtir · 1

    Crica Viegas Imagino que esteja cada um de um lado da sala postando essa conversa
    há 33 minutos · Curtir

    ResponderExcluir
  3. Crica Viegas Tempos pós-modernos
    há 33 minutos · Curtir

    Elaine Corrêa Faço coro com Crica Viegas, fico pasma ao ver irmãos postando asneiras, com palavrões!! No face pode?!
    há 32 minutos · Curtir · 1

    Elaine Corrêa Wallacce está na igreja... eu tô em casa.
    há 31 minutos · Curtir

    Crica Viegas hahahahhaahahahahaahha
    há 29 minutos · Curtir

    Crica Viegas Talvez "seje" bom
    há 28 minutos · Curtir · 1

    Crica Viegas publica de novo, não apaga esse não
    há 28 minutos · Curtir · 1

    Elaine Corrêa Coloca o outro, mas faz naquele lance de "scrap".(é assim que se fala?) Com uma arte, tipo um lance para a gente sair compartilhando...
    há 27 minutos · Curtir

    Crica Viegas se ele colocar o link do blog, já sai assim
    há 25 minutos · Curtir

    Natalia Cardoso ops.. eu tô fantasiada..rs
    há 25 minutos · Curtir

    Crica Viegas ai, hahahahaahahahah
    há 13 minutos · Curtir

    Elaine Corrêa ainda falam que nós cristãos somos intolerantes...
    há 13 minutos · Curtir · 1

    Natalia Cardoso eu me orgulho disso! rss fomos precursoras da inclusão social dos anões gays!
    há 13 minutos · Curtir · 1

    Crica Viegas nem vou entrar nesse mérito da discussão senão vou ser acusada de fundamentalista
    há 12 minutos · Curtir · 2

    Natalia Cardoso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa tenho pensado, não me coloco em posição a não ser aquela que tenho que aprender em que o meu irmão é maior do que eu, mas, penso que se o meu coração dói, quanto mais o de Deus,o quanto dele deve doer. Não digo pela maneira de que eu sou, ou fazendo pose de mega crente, me pergunto até neste instante onde meu coração tem ido diariamente e secretamente. Peço para que Deus sempre me chame a minha atenção e me mostre isso e aquilo que tenha tangenciado a minha mente e moldado as minhas ações para que eu tb não venha escadalizar outros. Concordo com a abordagem e a cada dia penso de como está eu (igreja) e a comunidade. Paz!

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão,

    Tudo que falou é altamente pertinente.

    Contudo, penso se não seria melhor estimular as pessoas a serem sinceras e verdadeiras não suas expressões na vida como um todo, inclusive nos "faces" e "twiters" etc.

    A boca fala do que está cheio o coração, e os dedos também postam da mesma fonte.

    Prefiro chorar e sofrer pelo que vejo de expressão antagônica a Cristo daqueles que se professam discípulos Dele, depois me refazer e orar pedindo a Deus uma luz sobre como poderei ajudá-los e ter uma caminhada diferente, do que ver a expressão impecavelmente moral de pessoas que com toda sua religiosidade aparente não transmitem a pessoa de Jesus através de suas vidas. Pessoas irretocáveis do ponto de vista religioso, mas inexpressivas em exalar coisas tão simples que o Senhor nos ensinou. Porque até crianças tenras percebem o que se exala de seus corações e vidas... uma energia, um espírito que não é o de Cristo.

    Talvez os facebooks da vida sejam uma das últimas chances de pessoas que passam a vida inteira achando-se altamente ou suficientemente piedosas, serem exortadas em amor a “desconformarem-se” com o mundo, como muito bem você colocou.

    Deixemos as pessoas serem... Porque Deus É...

    Se forem de Deus, "vão sendo" de Deus nas caminhadas reais e virtuais. Se não são, não serão... Penso que é simples assim...

    Aquele que é santo santifique-se mais ainda; o que é sujo suje-se mais ainda.

    Se sou de Deus, que eu seja na minha interioridade, nas minhas ações, nos meus posts, nos meus olhares, nas minhas expressões mais simples e ínfimas.

    Se não sou, creio que um favor a todos, não fingir ser, pois aos poucos vai ficando nítido para todos (os que realmente veem, pois existem aqueles que têm "ouvidos para ouvir" e os que têm "olhos para ver"), e a emenda fica pior que o soneto. Pior: em algumas vezes, até os que não são de cristo veem... As pedras clamam, os “burros” falam, e aí fico corado de vergonha e profundamente triste.

    A salvação do filho pródigo veio depois que ele mergulhou de cabeça naquilo que era... Expressou com volúpia aquilo que reinava em seu coração. Em nada foi impedido pelo Pai. Melhor ficar como Pai: sofrendo, esperando, continuando a viver e ensinar o que sempre viveu e ensinou, deixando que o tempo e o Espírito façam o trabalho nos corações dos nossos filhos queridos que muitas das vezes andam por caminhos "estranhos"... Se forem filhos, retornarão a casa paterna e abraçarão os bons conselhos do Pai.

    Mano, com amor falo, espero que o Senhor renove suas forças e todos os nossos pastores a perseverarem no anúncio do evangelho de Cristo, única fonte de salvação e vida para todos nós, os perdidos.

    Que o Senhor te abençoe.

    ResponderExcluir