quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Primeiro Post

Despotēs. É a transcrição da palavra que intitula o Blog. Está em grego. Uma boa tradução dela para a nossa generosa língua portuguesa é "Soberano" e não déspota, como parecia óbvio.

Soberanos e Dépostas têm muitos atributos em comum. Exercem, segundo o Houaiss, "sem restrição nem neutralização, poder ou autoridade suprema". O interessante é descobrir que a palavra grega mencionada é extraída do Novo Testamento para se referir a Deus, o soberano, dépostēs. Seria Deus um déspota? Um tirano que exerce poder absoluto, sem a possibilidade de um poder que o suplante, ou o nosso conceito de soberania já não mais contempla a realidade bíblica e "despótica" de que Deus exerce poder absoluto?

Quero começar este Blog já há algum tempo. Ainda que tenha alguma consciência de que estou na fase de aprendizado. Porém, como em um ensaio, quero começar dizendo aquilo que mais mudou a minha consciência do evangelho de Cristo: Deus é soberano e nada, nem ninguém, pode frustrar os seus bons, perfeitos e agradáveis planos eternos. Nem o homem.

Sendo assim, começo do começo. Tendo em mente uma única intenção, pensar em Deus publicamente, sem tabus e preconceitos, de maneira inteligível para os que compartilham do mesmo pressuposto: Deus existe, é pessoal, encarnou, morreu pelos seus filhos e os redimirá para sua própria Glória. É baseado nesta fé que pretendo pensar com os amigos que desejarem caminhar comigo neste silencioso projeto.

Que o Senhor - Déspotēs - possa, segundo a sua soberania, me abençoar neste projeto abençoando a sua vida.

2 comentários:

  1. Muito boa a sua idéia de fazer um blog... a gente precisa encher a internet de boas possibilidades de crescimento e aprendizado!
    Declaro-me um leitor assíduo!
    Paz Pastor!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa iniciativa pastor!!! Conte comigo para esse projeto.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir